segunda-feira, 18 de maio de 2009

Ser Árbitro… vida lixada!


Pois é caros amigos, tenho andado a reflectir sobre um assunto que me deixa bastante intrigado. Ao longo da vida podemos ter momentos bons e maus, trabalhos inúteis ou bastante interessantes, namoradas bonitas ou grandes estafermos, carros poderosos ou grandes caliqueiras, amigos porreiros ou acompanhar os chamados “escárrãs” ou “chungas”, mas tudo isso são escolhas e opções (boas ou más) que nós fazemos quando confrontados com o nível social, cultural e educacional que nos rodeia, no entanto, muitas vezes somos sujeitos a estas imposições. Até aqui tudo bem! Aceito que uma pessoa duma zona rural tenha vivências e opções bem diferentes dum betinho de Cascais ou dum “ya tá-se bem!” de Chelas. Mas repito… porque é o ambiente que os rodeia!
Nos dias que correm, quem escolhe ser árbitro tem de ter uma força psicológica muito forte. Neste sentido, acho que a vida de árbitro deve ser das mais duras que se pode ter, senão vejam e desenhem este figurino:

1º- Antigamente víamos o “trio Odemira” vestidos de preto (o que dava um ar respeitador), agora é vê-los de rosinha, de amarelo, de verde pirilampo… mas o que é isto!?!?!? Os homens merecem mais consideração!

2º- Bem sei que ao longo dos tempos os jogadores tem-se vindo a apresentar com estilos estranhos (penteados, fitinhas, calção debaixo do sovaco, etc.), No entanto o facto de andarem 2 senhores encostados ás linhas a abanar uma bandeirola com cores duvidosas (como dizia o outro: “vermelho fluorecente”!) não vos parece uma situação ingrata para qualquer ser humano?!?!?!

3º- O homem do apito até pode ser um rapaz 5 estrelas mas a partir do momento que exibe um amarelo é ver os entendidos da bola a chamarem “F**** da P***”, “4 orelhas”, “C*****”, “chulo”, “a tua mãe isto”, “a tua mãe aquilo”, chegando mesmo a suceder zangas familiares e cortes de relação devido a uma simples e inútil decisão ao longo dum jogo!

4º- Como se isso não chegasse, os árbitros têm, como qualquer pessoa normal, uma vida pessoal. No entanto muitos dos AA (adeptos Anormais) não têm isso em consideração, levando a cabo eventos pouco próprios (destruição de carros, ameaças de morte(!)) pondo em risco não só a vida do senhor do apito como também dos que os rodeiam. Quando a mim acho esta situação deplorável!

Poderia falar horas a fio sobre o que advém de todos estes cenários e a forma ingrata que um homem, tal como tantos outros, tem que viver um erro ou uma má decisão. Assim deixo apenas esta frase que define bem a vida difícil dum árbitro!

“Independentemente da decisão que tomar, é sempre posta em causa, a seriedade do homem que rege o jogo”

E assim me vou...

JL :B

0 comentários:

Seguidores

Quem sou eu...

A minha foto
JL
Sinto-me um gajo privilegiado por ter o curso que gosto, os amigos sempre por perto, a familia que Adoro e a Menina que Amo!
Ver o meu perfil completo

A minha música favorita...

Quem vem Espreitar...


Blog Registado no IBSN

 

Design by Amanda @ Blogger Buster