terça-feira, 12 de maio de 2009

O chinelinho fica sempre bem...

Caros amigos, as minhas vivências desportivas ao longo dos anos têm-me vindo a enriquecer não só no plano desportivo mas também no plano social e comportamental. Nestes 20 anos ligado ao desporto fui elaborando, aos poucos é certo, um longo "registo mental" de atitudes, reacções e comportamentos de muitos atletas quando confrontados com determinadas situações. Nem sempre o melhor joga, nem sempre se joga com o melhor 11, nem sempre se utiliza o melhor modelo de jogo e, neste sentido, surge a pergunta: quem gosta de ficar no banco e não jogar a titular? Perante esta adversidade há quem saiba gerir esta situação da melhor forma (humildade) tendo uma conduta correcta, outros não... demonstrando (muitas vezes) comportamentos pouco próprios para quem faz parte dum grupo!

Por isso há que aprender... nem que seja a saber estar!

Perante este facto lanço a minha reflexão sobre este tema.

Então aqui vai...

Na vida tal como no desporto há valores que crianças, jovens e adultos devem adquirir e preservar para que a sua formação social, cultural e desportiva seja desenvolvida com sucesso.
Neste sentido, deveremos ter consciência que, em qualquer dos planos de formação em que estejamos inseridos, iremos ser sujeitos a um processo de aprendizagem longo, complexo e minuncioso, ao qual, querer aprender é o nosso dever!!!

Nunca é tarde para aprender… desde que se queira!!!

Ninguém na vida nasceu ensinado e como tal devemos ter a capacidade de enfrentar as adversidades com a humilde determinação de aprender cada vez mais, mesmo que nos sintamos injustiçados numa qualquer situação.
Humildade é algo que não se compra nem lê, é algo que nasce com quem tem vontade de aprender, que não tem vergonha de dizer “eu não sei fazer isto ou aquilo” e pedir para aprender e demonstrar que se quer aprender mesmo.
Nesta perspectiva, retratando o plano desportivo, é de fulcral importância que um jovem atleta adquira valores como a honestidade, a humildade e respeito, para que o seu futuro desportivo num clube seja positivo.
O futuro de um atleta num clube não se cinge apenas á sua capacidade técnica, depende essencialmente da sua prefeita integração no clube e no seio do grupo de trabalho e, em alguns casos, ao clima do país.

Neste sentido, crio assim 3 regras fundamentais.

Quando se é novo numa equipa, o atleta deve:
1. “Calçar o chinelinho da humildade” e entrar de fininho num mundo novo, como se de um quarto escuro se tratasse.

Integração feita…
2. Trabalhar com o único intuito de mostrar as suas capacidades a quem de direito e a longo prazo tornar-se num “caminho de sucesso”, jogando com regularidade, e não… um “atalho para o fracasso”.

Capacidades Demonstradas…
3. Continuar a trabalhar da mesma forma, mesmo que por uma razão ou por outra, não se torne uma opção regular para o treinador.
Se assim for…
Todo o treinador é injusto ou porque joga o atleta A ou porque joga o atleta B, no entanto não deixam de ser as opções do treinador, as quais temos que aceitar, concordando ou não com elas.

“Quem não sabe suportar contrariedades nunca terá acesso às coisas grandiosas”

Infelizmente, hoje em dia, acho que a humildade está em vias de extinção, por isso aconselho a quem ainda a tem… guarde-a a 7 chaves, não vá o diabo tecê-las!

E assim me vou…

JL :B

0 comentários:

Seguidores

Quem sou eu...

A minha foto
JL
Sinto-me um gajo privilegiado por ter o curso que gosto, os amigos sempre por perto, a familia que Adoro e a Menina que Amo!
Ver o meu perfil completo

A minha música favorita...

Quem vem Espreitar...


Blog Registado no IBSN

 

Design by Amanda @ Blogger Buster